Aprendendo Alemão Com Texto e Áudio

Aprendendo Alemão Com Texto e Áudio


O post de hoje é um pequeno passo a passo de como se estudar alemão baseado em textos com áudio. O objetivo neste artigo é esclarecer da melhor maneira possível como tirar o melhor proveito do conteúdo, principalmente ao utilizar a nossa série de textos com áudio Der Kleine Prinz.

Para início de conversa, é necessário uma breve explicação do porquê esta é uma maneira eficiente de se estudar um idioma.

Ao estudar um texto escrito por um nativo e praticar o áudio também gravado por um nativo, você tem inúmeros benefícios. Alguns deles são:

  • Treinar seus ouvidos e aprender a entender o idioma falado.
  • Aprender estruturas naturais do idioma de forma natural, não forçada.
  • Aumentar o vocabulário.
  • Indiretamente aprender as palavras mais usadas no idioma.

A partir do momento que você consegue entender muito bem uma língua, tudo se torna mais fácil. Sendo capaz de ler e entender o idioma falado você não precisará mais usar o português como “muleta”. Além da incrível sensação de usar o alemão, isso ocasionará em mais experiência e aprendizado, ou seja, uma bola de neve. Afinal, é lendo e ouvindo que se adquire o idioma gradativamente. Quanto mais você usa o idioma, mais cresce nele.

Além das técnicas passivas de leitura e escuta, existem outras técnicas extremamente eficientes que podem ser aplicadas a textos com áudio voltadas para a prática e melhoramento da fala, pronúncia e entonação. O shadowing é provavelmente uma das mais conhecidas, mas falemos dessa técnica no futuro.

Os benefícios do estudo de material autêntico no idioma são inúmeros e, se fosse para resumir como se dá o estudo passivo de textos com áudio, eu diria que se resume em três palavras: desvendar, praticar e dominar.

Agora que já falei um pouco sobre os benefícios, vamos ao passo a passo.

Schritt für Schritt – Passo a Passo

1 – Para começar, você irá precisar de um texto autêntico em alemão com áudio. Isso você pode encontrar em nossa categoria Der Kleine Prinz, que é um estudo completo do clássico O Pequeno Príncipe. Lá você encontra o texto em alemão, áudio, tradução e detalhamento frase a frase. Estes são recursos muito importantes para esse tipo de estudo.

DESVENDAR

2 – Agora que você já escolheu seu texto (recomendo que comece do primeiro capítulo e siga até o fim), é hora de desvendá-lo. Com isso quero dizer que você deve estudar o texto frase a frase, de modo a entendê-lo completamente (ou pelo menos uns 85%). Para isso você precisará de uma tradução em sua língua nativa (no nosso caso o português) para comparar com o texto em alemão e, de preferência, uma tradução detalhada distinguindo o que cada palavra significa. Isso você também encontra lá na categoria com um esquema de cores. Veja um exemplo abaixo:

6 . Ich habe eine dritte Entschuldigung:
Eu tenho uma terceira desculpa:

Tenho ainda uma terceira (desculpa):

Na primeira linha temos o texto original em alemão. Na segunda, a tradução ao pé da letra para que você entenda o que cada palavra quer dizer. Por isso a ordem das palavras está exatamente como no alemão. Por último, na terceira linha, temos a tradução oficial do livro. Note que há uma leve diferença entre a tradução ao pé da letra e a tradução oficial. Por isso esse recurso é importante, pois permite uma compreensão completa e facilita a absorção do texto sem a necessidade de se recorrer a um dicionário.

Leia aqui o post “Esquema de Cores Para Estudo de Textos“.

Continuando, use os recurso de tradução e detalhamento para entender muito bem o texto (o máximo que conseguir – lembre-se dos 85%). Compare, leia o texto em alemão, leia a tradução, faça isso até que consiga entender o sentido das palavras no texto original.

Quando notar que já consegue ler o texto somente em alemão, é hora de ir para a próxima fase. Obs: quando digo “conseguir ler” não quero dizer ler em voz alta com a pronúncia perfeita, mas sim olhar para o texto e entender o que está sendo dito sem a necessidade de recorrer à tradução.

PRATICAR

3 – Agora que você já sente segurança e entende o texto, é hora de praticar. É muito simples: rode o áudio do texto e enquanto escuta, acompanhe em leitura silenciosa. As primeiras 20 ou 30 vezes (e isso pode ser mais ou menos dependendo da pessoa), vai ser muito difícil associar e sincronizar o que se lê e o que se ouve, mas é nessa hora que você precisa saber que isso é completamente normal.

Continue fazendo isso por dezenas de vezes, lendo e ouvindo simultaneamente, e o seu cérebro começará a se acostumar com o som e conectá-lo às palavras no papel. Sugiro que você trace uma meta, por exemplo:  “vou ouvir e ler este texto simultaneamente 50x por dia durante uma semana.”

Depois de algum tempo treinando, você perceberá que consegue entender somente o áudio e não precisa mais acompanhar lendo para entender. Esse período de prática deve ser diário e, se você for um completo iniciante, trabalhe nesse material por pelo menos uma semana. Durante a jornada e com o passar dos dias, o tempo necessário para desvendar e entender o texto irá diminuir, assim seu tempo de prática por texto também pode diminuir. Não tenha pressa, curta o processo de aprendizado.

DOMINAR

4 – Para finalizar, ao perceber que já não precisa mais do auxílio da leitura para entender o áudio, comece uma fase só de escuta para realmente dominar o conteúdo. Escute o áudio muitas vezes, aproveitando e comemorando a compreensão do seu primeiro áudio em alemão.

A próxima coisa a se fazer após isso é continuar o processo com outros textos e seguir adiante aumentando seu vocabulário todos os dias.

O fato é que não existe segredo. Como já dito antes, você só tem três objetivos: desvendar, praticar e dominar. O tempo de prática, como você divide seu tempo de estudo durante o dia e outras questões comuns, depende de cada pessoa. Há pessoas que tem muito tempo disponível, então recomendo que aproveite isso ao máximo para estudar. Já os que não tem muito tempo, tente estudar pelo menos de 30 a 60 minutos por dia.

Apesar de qualquer coisa, o importante é ter em mente que o aprendizado é gradual e não é necessário ter pressa.

Simulação de Estudos

Abaixo vou deixar uma sugestão de estudos. Este não é um cronograma oficial comprovado cientificamente e não estou dizendo que é obrigatório segui-lo. Isso é somente para ajudar aquelas pessoas que precisam visualizar algo mais detalhado. Você pode alterar os horários, tempo de estudo e número de repetições de acordo com a sua realidade diária. Veja:

7:30 – 8:00 12:30 – 13:00 18:30 – 19:00 Total
Segunda Estudo do texto Estudo do texto Estudo do texto 1,5h
Terça Leitura e escuta 20x Leitura e escuta 20x Leitura e escuta 20x 60x
Quarta Leitura e escuta 20x Leitura e escuta 20x Leitura e escuta 20x 60x
Quinta Leitura e escuta 20x Leitura e escuta 20x Leitura e escuta 20x 60x
Sexta  Somente escuta 20x Somente escuta 20x Somente escuta 20x 60x
Sábado Somente escuta 20x Somente escuta 20x Somente escuta 20x 60x
Domingo Somente escuta 10x Somente escuta 10x Somente escuta 10x 30x

E é isso, se tiver qualquer dúvida, poste nos comentários. Futuramente estarei abordando outras técnicas de aprendizado que podem ser aplicadas à sua rotina de estudos. Até a próxima!