Como Estudar Alemão Com Frases


O título do post de hoje pode parecer óbvio, pois se você já estudou algum idioma na vida, sabe da importância das frases no aprendizado, certo?

No entanto, meu intuito hoje é mostrar uma maneira ainda mais eficiente de se fazer isso. Mas antes de irmos ao ponto, caso você seja totalmente iniciante, vou fazer um breve resumo dos benefícios de se estudar frases no seu idioma alvo.

Bom, para começar, um princípio que qualquer estudante de idiomas conhece é o da exposição massiva. Com isso quero dizer estar em contato com a língua o máximo possível, todos os dias. Não se aprende um idioma da noite pro dia e, por isso, leva tempo até que você consiga se acostumar com a maneira que o idioma funciona. Se você não tem contato diário com a língua, o tempo necessário para torná-la confortável aos seus ouvidos ou mesmo na leitura, será muito maior.

Além de ser uma maneira muito boa de se manter em contato com o idioma, aprender e coletar frases (já explico), é uma excelente maneira de se aprender como o idioma funciona de maneira natural, sem forçar aquilo a entrar na sua cabeça. Você irá aprender estruturas prontas com a gramática perfeita.

Portanto, se você aprende e revisa diferentes frases todos os dias, com o tempo você começará a naturalmente conectá-las e usá-las naturalmente. Pense no idioma como formado por blocos, as frases são esses blocos e, quanto mais blocos você tiver, mais facilmente você consegue montar algo e se mover pela língua sem desconforto.

Ao estudar um texto com áudio, por exemplo, você precisa repeti-lo várias vezes. Como o texto tem um início, meio e fim, a facilidade que temos para lê-lo e ouvir seu áudio é muito grande. Assim, você pode repetir aquela informação de modo não muito cansativo. Quanto às frases, isso já não é tão simples, pois não conseguimos ter a mesma conexão.

Com o texto você automaticamente aprende várias frases, estruturas, expressões idiomáticas, enfim, blocos. Mas então por que estudar frases? Porque com as frases pode-se focar melhor em casos específicos, como alguma expressão que você deseja aprender, uma estrutura do idioma; ou ainda, como se dizer algo em alemão. O estudo de frases é indispensável e pode potencializar seus resultados, pois você pode focar em estruturas cruciais que irá usar sempre. 

O segredo é trabalhar com tudo o que funciona, texto com áudio + frases. Mas qual é a maneira eficiente de se trabalhar com frases? Bom, é aí que entra a repetição espaçada e o Anki. Não vou explicar em detalhes como isso funciona neste post, pois já escrevi um post completo sobre o tema que você pode ler aqui. Mas para resumir, usando a repetição espaçada, você sempre revisa o conteúdo que já estudou quando está prestes a esquecê-lo. Além disso, você não repete as mesmas frases todos os dias, pois irá sempre adicionar novas e revisar as antigas. Assim, você tem uma meta diária calculada de acordo com a classificação que você mesmo dá ao um card que estudou.

Dessa forma, o processo não se torna tão chato e cansativo, pois você sempre terá como meta fazer seu deck crescer e assim, conhecer mais e mais estruturas, palavras e expressões no idioma. Combinando o estudo de textos com áudio diário e a coleta de frases, chegar a fluência é só uma questão de tempo.

ONDE COLETAR FRASES

Essa é uma pergunta muito fácil de ser respondida. Basicamente, tudo o que você precisa é de uma frase qualquer em alemão e sua tradução. Você pode conseguir isso nas nossas categorias do site:

Como se diz em alemão

O que significa

Estruturas do Alemão

Além disso, você também pode retirar frases dos textos com áudio que estuda. Somente tome cuidado para a frase não estar desconexa ou sem um contexto claro. Você pode, por exemplo, usar a série Der Kleine Prinz e usar as frases que achar mais interessantes em seus estudos. 

MENOS TEORIA, MAIS PRÁTICA

Vamos ver um pouquinho de como isso funciona na prática. Abaixo vou deixar uma sugestão de estudos, mas você pode aumentar os números conforme a sua evolução.

1 – Adicione um número x de frases para começar os estudos. Para início, eu recomendo 10 cards.

2 – No dia seguinte, revise o seu deck de alemão e adicione mais 10 frases.

3 – Revise o Anki novamente e adicione mais 10 frases.

4 – Estabeleça uma meta e continue revisando e adicionando frases todos os dias. Vamos usar como exemplo 10.000 cards.

5 – Depois de algumas semanas, se perceber que já é confortável revisar seu deck e adicionar mais 10 frases por dia, aumente o número. Se você conseguir, pode duplicar o número de frases novas por dia.

6 – Siga os passos acima até bater os 10.000 cards.

Bom, é isso por hoje. Espero ter ajudado e até a próxima!