Instalando e Usando o Anki Passo a Passo

ankitutorialimage


O QUE É ANKI?

O post de hoje é de extrema importância para você que está estudando alemão ou qualquer outro idioma. Sabemos que para se adquirir a capacidade de usar um idioma com naturalidade, precisamos sempre nos expor ao idioma real e revisar o que aprendemos, seja através de textos ou áudio.

O Anki é uma ferramenta (um programa de computador e aplicativo para smartphones) que irá ajudar a potencializar seus resultados, pois usa o Sistema de Repetição Espaçada – SRS (Spaced Repetition System).

O QUE É REPETIÇÃO ESPAÇADA?

O Sistema de Repetição Espaçada foi criado e baseado na Curva do Esquecimento, que nada mais é do que um gráfico que representa a duração média que uma informação nova aprendida perdura em nosso cérebro. Quanto mais tempo se passa, mais a informação se perde. Para impedir que a informação se perca totalmente, você precisa revisar o mesmo conteúdo em períodos de tempo específicos assim, quando você estiver prestes a se esquecer daquela informação (palavra, frase, expressão), você a revisa e aumenta a duração de sua existência em seu cérebro. Resumindo, O Anki calcula o momento exato em que você precisará revisar a nova informação baseado nas classificações: Errei, Difícil, Bom e Fácil que você mesmo dá para ele. Abaixo você pode ver uma imagem da curva do esquecimento:

 curvaesquecimentoO gráfico acima representa quanto da nova informação você ainda retém conforme o tempo vai passando. Para corrigir a queda na curva do esquecimento, você precisa fazer revisões periódicas, algo que o algoritmo do Anki disponibiliza muito bem. Veja abaixo um exemplo de como as revisões afetariam a curva do esquecimento, melhorando e potencializando sua memória. A curva verde representa as revisões que devem ser feitas:

 revisa%cc%83o

Como você pode ver, a cada revisão você diminui a curva do esquecimento. Assim, chegará o momento em que você não dependerá mais da revisão, pois já irá ter retido a informação.


BAIXANDO E INSTALANDO O ANKI

Agora que você entende um pouco sobre a curva do esquecimento, vamos para a segunda parte onde irei te ensinar passo a passo como instalar o Anki e também como usá-lo. Então vamos nessa!


1 – Primeiramente, você precisa ir ao site oficial do Anki: http://ankisrs.net/. A página inicial do site deve aparecer como na imagem abaixo:



2 – Feito isso, basta clicar no menu azul e grande escrito “Download” que ele automaticamente rolará para a tela a seguir. Depois, basta clicar em “Download Anki for Windows (2.0.38)” e esperar o arquivo de instalação baixar.



3 – Quando o download terminar, no canto esquerdo da tela do seu navegador (neste exemplo uso o Google Chrome), clique no ícone do instalador baixado:


4 – A janela abaixo deverá aparecer. Basta agora clicar no botão “Install”


5 – Após terminada a instalação, basta clicar no botão “Close”. Veja a imagem abaixo:


6 – Vá agora até a sua área de trabalho (desktop) e encontre o ícone do Anki. Ele deve ser como na tela abaixo:


7 – Ao abrir o programa, uma nova janela pedindo que você escolha o idioma em que o Anki funcionará irá aparecer. O idioma escolhido tanto faz, pois ele não está ligado ao conteúdo que você adicionará ao programa. Neste exemplo escolhi Português Brasileiro. Após escolher, basta clicar “OK”.

Outra janela aparecerá, basta clicar “Yes” e prosseguir:


8 – Feito isso, a tela inicial do programa abrirá. Ela deve ser como na tela abaixo.


CRIANDO SUA CONTA NO ANKI WEB

Agora você vai aprender fazer algo que é de extrema importância: criar sua conta online. Essa conta serve para que você mantenha todo o conteúdo que você adicionar ao Anki sincronizado em uma nuvem. Fazendo isso, você garante que, caso seu computador pegue fogo ou seu celular seja roubado, seu conteúdo continue disponível e você não venha a perder tudo aquilo que levou muito tempo para adicionar. Além disso, a conta possibilita que você sincronize seu conteúdo entre vários dispositivos diferentes como seu computador, smartphone, tablet, etc.


9 – Então vamos lá. Após ter instalado e aberto o Anki, note que no canto superior direito há um pequeno botão redondo. Clique ali.


10 – Feito isso, uma janela requisitando Login e Senha aparecerá. Na mesma janela, você verá logo acima a opção “registre-se”, clique ali.


11 – Se você seguiu os passos anteriores, uma janela deve ter aberto em seu navegador onde, novamente, login e senha são pedidos, porém agora, você verá um botão escrito “Sign up”. Clique lá.


12 – Uma janela parecida se abrirá, porém desta vez com o título “Sign Up”. Agora é só preencher com o e-mail e senha de sua escolha. Quando terminar, clique no botão azul escrito “Sign up”.


13 – Após clicar em “Sign up” a seguinte página de Condições de Uso se abrirá:


14 – Role para baixo até o fim da página, marque a opção “I have read the Terms & Conditions, and agree to be bound by them”. Depois, clique no botão “Continue”.


15 – Feito isso, mais uma última janela se abrirá. Pronto, sua conta está criada! Seja bem vindo ao Anki.


16 – Para finalizar, basta voltar à janela de Login e Senha no Anki e preencher com o e-mail e senha da conta que você acabou de criar.


USANDO O ANKI NA PRÁTICA 

Após baixar, instalar e criar sua conta, é hora de aprender a usar o Anki. Antes irmos direto ao estudo em si, é necessário que criemos um “deck” ou “baralho”. Nesse deck é que ficarão seus “cards”. Cada card possuirá Frente (Front) e Verso (Back). Em Front, você colocará a frase em alemão e, em Back, sua tradução em português. Já iremos ver isso em detalhes, mas agora, veja como criar o deck.


17 – Na tela inicial, clique em “criar baralho” na parte inferior da janela do programa.


18 – Um espaço para preenchimento aparecerá. Neste espaço você deve colocar o nome do seu baralho. Aqui usei o nome “Estudos Alemão”. Coloque o que você achar melhor e depois clique em “OK”.


19 – Após criar o deck, clique em seu nome para então começarmos a adicionar nosso conteúdo.


20 – Agora que você abriu seu deck Estudos Alemão, vamos adicionar nosso primeiro card. Para isso, clique em adicionar.


21 – Uma janela com os campos Front e Back se abrirá. Agora, você deve adicionar a sua frase em alemão no campo Front e a tradução (juntamente com qualquer outra explicação se for o caso) no campo Back. Você também pode formatar a frase de modo que fique mais fácil entendê-la ao comparar com a tradução. Para formatar, basta usar as ferramentas de formatação na parte superior onde marquei com uma linha verde. Veja o exemplo abaixo:


22 – E para deixar seu card super completo, você pode ainda usar o áudio correspondente à frase em alemão. Ao coletar suas frases aqui no site, os áudios estarão disponíveis para download. Assim, você terá áudio para todas as frases que coletar aqui no site. Para colocar áudio no seu card, basta clicar naquele ícone de “clipe” na parte superior direita como mostrado abaixo:


23 – Agora basta escolher o arquivo de áudio correspondente à frase no local onde estiver em seu computador:


24 – Pronto. Você criou o seu primeiro card. Este é o procedimento para todo novo card que você criar. Parece muito agora, mas ao se acostumar você pegará o jeito de fazer isso rapidamente. Ao terminar de adicionar um novo card, você volta para a tela de estudos onde o nome do deck aparecerá, assim como o botão “Estudar Agora”. Clique neste botão e veja que o seu card criado aparece mostrando somente o Front. O que você deve fazer é tentar se lembrar da resposta e depois clicar em “Mostrar resposta”.

Para todo novo card, as opções acima aparecerão. Eu particularmente recomendo que você sempre escolha bom ou difícil, mas nunca fácil. Assim, o número de repetições desse card aumentará, fazendo assim com que você tenha mais contato com aquele conteúdo.


25 – Adicione um novo card sempre que encontrar uma nova expressão, ou frase que lhe interesse. Tudo o que você tem que fazer é tirar alguns minutos todos os dias par abrir seu Anki e revisar o que já aprendeu e estudar cards novos que o programa mostrará conforme você adiciona.

Você pode adicionar quantos cards quiser, mas como padrão, o Anki mostrará apenas 20 novos por dia além dos cards para revisão, que são aqueles que você já estudou antes. É possível alterar esse número de cards diários, mas não é recomendável.

Quando terminar de estudar os cards do dia, basta fechar o Anki que ele sincronizará automaticamente. Se isso não acontecer, basta clicar naquele botão circular no canto superior direito.

Ao finalizar os estudos do dia para um determinado baralho (deck), esta é a tela que deverá aparecer:

Ao fechar o Anki, esta é a tela de sincronização automática que deverá aparecer:

Isso é tudo. Se você tiver alguma dúvida, por favor deixe um comentário.